Brasil

GERAR CORTE reúne mais de 70 técnicos no Mato Grosso

O segundo evento do ano apresentou e debateu emPoconé (MT) dados de IATF e TETF da última estação de monta

Depois do encontro entre técnicos em Bonito (MS) no fim de julho, o GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) reuniu nos dias 5 e 6 de agosto, em Poconé (MT), cerca de 100 convidados, sendo a maioria integrantes do GERAR-MT, que atuam em fazendas de corte de quatro Estados: Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

“Recebemos mais de 70 técnicos, que debateram os dados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) da última estação de monta e abordaram importantes temas ligados à área de reprodução, com destaque para parte de nutrição e genética”, conta Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos – Bovinos da Zoetis, empresa incentivadora e apoiadora do GERAR.

Como ocorre em todas as reuniões do GERAR, as discussões técnicas ocorridas em Poconé(MT) foram mediadas pelo médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o “professor Zequinha”, da FMVZ-UNESP de Botucatu (SP), universidade responsável pelas análises dos dados reprodutivos das fazendas assistidas pelos técnicos do GERAR. No primeiro dia de encontro, o professor apresentou aos convidados os números gerais de IATF coletados durante a estação de monta de 2015/2016, bem como os dados exclusivos dos trabalhos reprodutivos realizados pelos 42 técnicos que enviaram dados de campo.

“Na última estação de monta, somente com os trabalhos de IATF, o GERAR- MT analisou os dados de 272 fazendas, contabilizando 216.909 sincronizações, o que representou 26,3% do total de dados de inseminações em tempo fixo recebidos pelo grupo na estação passada”, informa Mauro Meneghetti, Gerente da Linha de Cria – Bovinos da Zoetis.

Do total de IATFs computadas pelos técnicos representantes do GERAR-MT, registrou-se 111.104 gestações, o que significou taxa média de prenhez de 51,2%. Em TETF, o grupo foi responsável pelo registro de 1.603 sincronizações (8,2% do total nacional), com taxa de prenhez de 34,6% (554 matrizes gestantes).

Dados nacionais - No total, o GERAR, que este ano comemora aniversário de dez anos de existência, contabilizou 824.486 inseminações em tempo fixo na última estação de monta, realizadas em 1.234 propriedades de todas as regiões do Brasil, além de Paraguai, Bolívia e Uruguai. Esse montante de IATFs representou um crescimento de quase 21% sobre os dados de inseminações recebidos pelo grupo na estação de monta anterior (682.656). Considerando o número geral de inseminações, a taxa de prenhez média na estação de monta 2015/2016 alcançou 51,6%, perfazendo um total de 425.619 vacas gestantes.

Em TETF, o GERAR registrou o envio de 19.558 protocolos na última estação, total cinco vezes superior aos dados computados na temporada anterior. A soma dos dados de IATF e TETF resultou em 844.044 sincronizações contabilizadas na estação de monta 2015/2016. “Na próxima estação de monta esperamos ultrapassar a casa de um milhão de dados recebidos de IATF e TETF”, prevê Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos – Bovinos da Zoetis, acrescentando que o banco de dados do GERAR já mantém atualmente quase três milhões de protocolos aplicados no campo.

Palestras – O último dia de reunião em Poconé foi marcado pela continuidade dos debates em torno dos trabalhos reprodutivos da última estação de monta, dessa vez envolvendo os protocolos de TETF. O evento também contou com a participação de palestrantes convidados. O primeiro deles foi Cristiano Ribeiro, da ABS Pecplan que abordou o tema “Sync – Gestão Reprodutiva Eficiente”. Em seguida, Rafael Benicá, da Zoetis, ministrou a palestra “Taurotec x Reprodução – Dados de Campo”. Na sequência, foi a vez do médico veterinário Adauto Franco, também da Zoetis, apresentar o tema “Evoluções e Aprendizados com Genômica no Nelore”. Depois foia vez de Daniel Biluca, com a palestra “Genética, Genômica e as Oportunidades de Integração de Tecnologias”.

Na parte da tarde, o tema da primeira apresentação foi “Ressicronização Precoce com MGA para TETF”, abordado pela veterinária da fazenda São Marcelo de Juruena/MT – Grupo JD, Amanda Alencar, que faz parte do GERAR-MT. A penúltima palestra ficou a cargo de Pablo Paiva, Gerente de Produto da Linha de Antiparasitários e Vacinas Clostridiais para a Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis, que abordou o tema “Controle Estratégico 5-8-11 Zoetis: Melhor Controle da Verminose e Mais Arrobas por Hectare”.  O ciclo de palestras foi encerrado por Cássio Rodrigues, da consultoria Exagro, que apresentou o tema “Fatores Determinantes do Lucro na Pecuária e a Estratégia 5-8-11”.

Próximas reuniões – Os técnicos do GERAR voltam a se reunir no município de Viamão (RS). O encontro ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto e envolverá técnicos que atuam em fazendas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até setembro, serão realizadas outras quatro reuniões, nos Estados de São Paulo (Pirapozinho), Goiás (Pirenópolis), Maranhão (Carolina) e Minas Gerais (Esmeraldas).

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários. Para mais informações, acesse zoetis.com.br.

 

 

Atendimento ao consumidor Zoetis: 0800 011 19 19