Zoetis lança Sumário Top100 Clarifide® Holandês 2017 com as melhores fêmeas da raça Holandesa no país

Levantamento leva em consideração as avaliações genômicas de mais de 30 mil animais em 700 rebanhos brasileiros

A Zoetis, empresa global de saúde animal, acaba de lançar o Sumário Top100 Clarifide® Holandês 2017 com as cem melhores fêmeas da raça Holandesa no País. Os vencedores das onze categorias avaliadas foram premiados no lançamento da publicação em Uberlândia (MG), no dia 23 de março, durante o Curso Novos Enfoques.

Em sua segunda edição, o sumário considera onze características relevantes para a lucratividade da atividade leiteira, analisadas pelo Clarifide®, serviço de avaliação genética da Zoetis.

Entre elas estão o “Total Performance Index (TPI®)”, índice de seleção oficial da Associação da raça Holandesa nos Estados Unidos, que classifica os animais com base no mérito genético combinado para características produtivas, eficiência e conformação, e o “Mérito Líquido Vitalício (NM$)”, índice criado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), definido como lucro esperado na vida útil do animal. É o índice mais utilizado pelas fazendas leiteiras americanas.

Os animais que ficaram na primeira colocação em cada categoria são:

Animal

ANA THALEA RIKA 2973 MONTEREY TE

Roberto Meindert Borg

Castro (PR)

PTA TAXA DE PRENHEZ DAS FILHAS (DPR)

SEKITA ARAB 5224 HALOGEN

PTA CCS

BUR JR. SECRET 2919 TE

Reinaldo de Boer

PTA TIPO

NAHA QUIMERA DOORMAN 282

Hiroshi Uehara

Itapetininga (SP)

COMPOSTO DE PERNAS E PÉS

SEKITA BETTLES 5377 KINGBOY-FIV

COMPOSTO DE ÚBERE

WINEX HELOA MCCUTCHEN-FIV)

Breno Barbosa Costa

Serrania (MG)

Qualidade, produtividade e rentabilidade

O levantamento leva em consideração as avaliações USDA/CDBC (Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) de janeiro deste ano, com mais de 30 mil fêmeas holandesas avaliadas pelo Clarifide® no Brasil, distribuídas em aproximadamente 700 rebanhos.

“Com o sumário, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para que o setor cresça cada vez mais em termos de tecnologia e inovação”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, assistente técnico de Genética Leite.

Os resultados obtidos com o Clarifide® ajudam o produtor a conhecer os reais valores genéticos do seu rebanho e tomar decisões mais certeiras. “Além disso, a genômica é uma ferramenta que tem melhorado a qualidade, a produtividade e a rentabilidade da pecuária”, explica Cleocy Júnior.

Nesta edição, três produtores se destacam por vencerem em mais de uma categoria. O grupo Sekita Agronegócios ocupa o primeiro lugar em quatro categorias: NM$, PTA Leite, Taxa de Prenhez das Filhas e Composto de Pernas e Pés. O produtor Roberto M. Borg conquistou o primeiro lugar para TPI e Vida Produtiva e o produtor Marcos Epp lidera duas categorias este ano com o mesmo animal: PTA Proteína e PTA Gordura.

Clarifide®

Clarifide® é uma solução da Zoetis que consiste na avaliação genética com o auxílio de marcadores moleculares que predizem de forma fácil, rápida e confiável os valores genéticos de cada animal. Normalmente são usados para identificar fêmeas jovens com maior potencial genético em várias características. Esta avaliação com marcadores moleculares proporciona conhecimento para que as fazendas concentrem seus esforços em animais com maior mérito genético, identificando os mais adequados para tecnologias reprodutivas como sêmen sexado ou transferência de embrião e, ainda, identificando pontos negativos que podem ser melhorados nas gerações futuras através de acasalamento.  Consequentemente, Clarifide® permite acelerar o ganho de produção do rebanho por meio de melhor seleção genética, orientando os criadores na seleção dos animais.