Brasil

Chega ao fim GERAR CORTE 2017, com mais de 1 milhão de dados coletados

Reuniões do grupo de técnicos contaram com a participação de 550 pessoas e discutiram importantes dados regionais sobre IATF e TETF

Depois de quase três meses percorrendo as principais regiões pecuárias do Brasil, o GERAR CORTE 2017 encerrou suas atividades deste ano com a certeza de missão cumprida. O grupo atingiu a marca histórica de 1.027.266 dados de IATF coletados na última estação de monta, oriundos de 1.288 fazendas espalhadas pelo Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Realizados entre julho a setembro, as reuniões tiveram passagem pelas cidades de Bonito (MS), Viamão (RS), Cuiabá (MT), Pirapozinho (SP), Brasília (DF), Imperatriz (MA) e Belo Horizonte (BH).

 

Entre os 550 participantes dos encontros, 250 foram técnicos do GERAR CORTE (a maioria médicos veterinários), além de pecuaristas, gerentes de fazendas, técnicos de campo e colaboradores da Zoetis, consultores/analistas de mercado, representantes de centrais de genética, entre outros envolvidos com a cadeia da pecuária.

 

Seguindo o mesmo formato dos anos anteriores, esta edição do GERAR CORTE, que comemorou 11 anos de existência, foi marcada pela grande quantidade de tempo dedicado exclusivamente aos debates técnicos relacionados aos dados reprodutivos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) da última estação de monta (2016/17), além das participações de palestrantes convidados, que abordaram temas de grande relevância para a pecuária moderna.

 

“O grupo Gerar busca aproveitar ao máximo a aproximação  e a interação entre os técnicos de campo que atuam em diferentes regiões do Brasil, sempre com o intuito de promover a troca de informações e experiências em prol da melhoria da eficiência econômica das fazendas”, avalia Mauro Meneghetti, Gerente da Linha de Cria - Bovinos da Zoetis, empresa incentivadora e apoiadora do GERAR.

 

Desde a sua fundação, em 2006, o grupo reúne um banco de dados de 3.972.878 protocolos de IATF. Com a soma dos registros acumulados de TETF (de quase 20.000 dados computados), o banco de dados já ultrapassou  4 milhões de informações enviadas pelos técnicos do GERAR CORTE. Cada informação trazida do campo é criteriosamente analisada pela equipe do experiente médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da FMVZ-UNESP Botucatu-SP, a universidade parceira do Grupo.

 

Mediador de todas as reuniões do GERAR, Zequinha resume a importância dos encontros: “Esses debates resultam em melhorias dos manejos reprodutivos na estação de monta subsequente e, consequentemente, no aumento de eficiência e maior lucratividade das fazendas de gado de corte”, enfatizou, acrescentando que, no final do processo, o maior beneficiário dos encontros anuais de técnicos do GERAR é sempre o pecuarista.

 

Assuntos debatidos – Entre as palestras apresentadas, um dos destaques foi a da técnica “Nada nas Mãos”, que visa o bem-estar animal por meio da total interação entre homem e animal usando-se a “linguagem corporal”, como olhar, gestos, movimentos e posicionamentos do corpo, entre outras maneiras, para conduzir o rebanho com redução do estresse do animal. Para falar sobre esse assunto, o Grupo trouxe para o Brasil um dos mentores da técnica, o norte-americano Tom Noffsinger, que participou da reunião do GERAR MT junto com o brasileiro Paulo Loureiro, colaborador da Zoetis nos Estados Unidos. Também fez parte do time de especialistas nesse assunto a brasileira Adriane Zart, consultora da PersonalPec, de Campo Grande (MS), que recebeu os ensinamentos de Loureiro para difundir a técnica no Brasil.

Também foram debatidas as estratégias de sucesso para enfrentar o atual ciclo de baixa de preços da atividade de cria, tema apresentado pelos consultores Cássio Rodrigues e Marcelo Pimenta, da Exagro, de Belo Horizonte. Ainda sobre o mercado, o GERAR CORTE 2017 promoveu outras duas palestras importantes, uma ministrada por Angelo Melo, Diretor da Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Zoetis Brasil, que apresentou, durante a reunião em Cuiabá, o tema “Visão Estratégica da Zoetis e o Mercado Brasileiro”, e outra realizada por Renata Fernandes, Coordenadora de Inteligência de Mercado da Zoetis, que falou sobre “Mercado do Agronegócio: Cenário Atual e Perspectivas”.

Os palestrantes Guilherme Pugliesi, da USP-SP, e Carlos Fernandes, da Biotran, apresentaram o tema: “Uso da Ultrassonografia Doppler em Programas Reprodutivos”, ferramenta que permite a realização de um protocolo de IATF super-precoce. Também chamou bastante atenção do público a palestra: “Como vender serviços com preço premium e se diferenciar da concorrência”, ministrada pelo consultor Miguel Cavalcant.

 

Neste ano, o GERAR se destacou pela variedade de temas apresentados durante o ciclo de palestras. “Os técnicos saíram das reuniões deste ano levando para casa informações preciosas sobre alguns dos mais importantes e atuais assuntos ligados à pecuária”, avalia Meneghetti.

De Norte a Sul - Segundo Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos - Bovinos da Zoetis, atualmente, de cada quatro matrizes inseridas em protocolos de IATF no Brasil, uma é inseminada por um técnico integrante do GERAR CORTE. "Em qualquer microrregião pecuária brasileira, do Sul ao Norte do País, sempre haverá um técnico especializado do GERAR prontamente disponível para o pecuarista", destaca Izaias. Para quem quiser uma confirmação rápida da abrangência do Grupo, basta entrar no site do GERAR (www.grupogerar.agr.br), onde é possível acessar uma ferramenta de busca que permite ao pecuarista encontrar facilmente um técnico com atuação específica em sua região.

 

 

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2016, obteve faturamento de 4,9 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.

 

Atendimento ao consumidor Zoetis: 0800 011 19 19