Brasil

castração imunologica Bopriva Zoetis

o que é

imunocastração é mais bem-estar para os animais



Animais saudáveis, que expressam melhor seu potencial, significam rebanho mais produtivo

Bopriva é o imunocastrador da Zoetis, que age no sistema imunológico dos bovinos e proporciona a suspensão temporária da fertilidade de machos e fêmeas. A imunocastração realizada com Bopriva proporciona a melhoria no acabamento da carcaça e a produção de uma carne de qualidade superior.

desvantagens da castração tradicional

Perda de peso relacionada ao manejo estressante e ao tempo de recuperação pós-cirúrgica

Riscos de lesões, infecções, bicheiras e problemas dos cascos

Óbito de animais, em casos mais graves

como funciona

SIMPLES DE APLICAR, FÁCIL DE NOTAR OS GANHOS NA PRODUÇÃO

Bopriva age no sistema imunológico do animal para inibir a função testicular e cessar a produção de testosterona por machos adultos inteiros.
De forma semelhante, a vacinação de fêmeas adultas leva à inibição temporária do comportamento associado ao estro.
Por isso, Bopriva tem alcançado grande aceitação de norte a sul do país e tem sido adotado, tanto por pecuaristas quanto por frigoríficos brasileiros, para melhorar a qualidade da carne e controlar o comportamento do rebanho.

Bopriva
machos
  • Indução de anticorpos contra GnRF de forma a produzir uma supressão imunológica temporária da atividade testicular de bovinos adultos inteiros.
  • Alternativa à castração cruenta na redução dos níveis séricos de testosterona (a imunidade se estabelece em 1 ou 2 semanas após a aplicação da 2ª dose).
  • Podem ser aplicados reforços adicionais, se desejado um período maior de supressão da atividade testicular.
Bopriva
fêmeas
  • Indução de anticorpos contra GnRF – por meio da inibição deste composto, provoca também a inibição indireta dos hormônios LH (Hormônio Luteinizante) e FSH (Folículo Estimulante).
  • Produção de supressão imunológica temporária da função ovariana, resultando na supressão temporária dos níveis de estrógeno e progesterona nas fêmeas bovinas adultas que receberam Bopriva (atividade normal do ciclo estral começa a diminuir ou cessa em aproximadamente 14 dias após aplicação da 2ª dose do produto). A imunidade se estabelece nas fêmeas aproximadamente uma ou duas semanas após a segunda dose de Bopriva.
  • Podem ser aplicados reforços adicionais, se desejado um período maior de anestro (na maioria das fêmeas, a supressão do comportamento estral deve durar por no mínimo 16 semanas após a 2ª aplicação).
Bopriva
DOSAGENS E MODOS DE APLICAÇÃO
  • Bopriva pode ser administrado em machos a partir dos 13 meses de idade e em fêmeas a partir dos 15 meses de idade.
  • Administrar assepticamente 1 mL do produto por via subcutânea.
  • A 1ª dose deve ser administrada no mínimo de 4 a 5 semanas antes do período em que o efeito é desejado.
  • Administrar a 2ª dose no mínimo 3 semanas após a 1ª dose.
Bopriva
CARÊNCIA E PRECAUÇÕES
  • Sem carência para animais que receberam Bopriva destinados ao abate.
  • Conservar em temperatura de geladeira, entre 2 e 8 °C (prolongada exposição a temperaturas mais elevadas pode afetar adversamente a potência do produto).
  • Não congelar.
  • Conservar o produto em sua embalagem original para proteção contra luz solar.
  • Usar todo o conteúdo do frasco após aberto.
  • O produto não deve ser usado em animais destinados à reprodução.
  • A vacinação acidental de rebanhos de reprodução afeta negativamente a fertilidade.
  • Bopriva tem mostrado ser eficaz em animais sadios. Uma resposta imune pode não ser induzida se o animal estiver incubando uma doença infecciosa, se estiver mal nutrido ou parasitado, estressado em razão de transporte ou condições ambientais adversas, imunocomprometido, ou se o produto não for administrado de acordo com as recomendações de bula.
  • Aplicar Bopriva utilizando agulhas estéreis e higienizar o local de aplicação.

benefícios

CARCAÇA DE ALTO NÍVEL COM MUITO MENOS TRABALHO E RISCOS NO MANEJO

Estudos realizados na 1ª Etapa do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, em Colatina (ES), comprovam que a associação adequada de fatores genéticos, manejo, nutrição e, principalmente, imunocastração garantem animais de qualidade superior.

Cerca de 95,8% dos bovinos da raça Nelore castrados com Bopriva (lote de 120 animais da fazenda São Joaquim), que participaram do concurso e foram campeões da etapa, atingiram acabamento de gordura mediano e uniforme.

Bopriva
Bopriva

Os resultados mostram que, ao realizar a imunocastração dos animais com Bopriva, os bovinos continuaram engordando e apresentaram uma carcaça de qualidade e acabamento superior.

Além de garantir o bem-estar, o produto proporcionou maior facilidade no manejo do rebanho e a possibilidade de abater os animais mais jovens, com cerca de 551 Kg aos dois anos de idade.

bula completa

Confira a bula completa de BOPRIVA.

baixar bula